Vestibular UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vestibular Vagas Remanescentes

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) recebe inscrições, até 9 de maio, para vagas remanescentes do Vestibular 2023. O processo seletivo vai utilizar as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pela primeira vez, serão destinadas cotas para refugiados. Todos os classificados começam as aulas da graduação escolhida no segundo semestre, a partir de agosto.

Coordenado pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), o Vestibular 2023.2 oferece 793 vagas, distribuídas em 23 cursos de seis campi: Maracanã (Rio de Janeiro), Zona Oeste, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo e Resende. De acordo com o edital, pode se candidatar quem participou das edições de 2019, 2020, 2021 ou 2022 do Enem, com nota mínima de 200 pontos em cada uma das provas objetivas e 300 pontos na redação.

Os interessados devem se cadastrar no portal do Vestibular, preencher o requerimento e informar se desejam concorrer às vagas reservadas. É necessário o envio do boletim de notas do Enem, via sistema, até o dia 10 de maio. O documento pode ser resgatado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Oportunidade para refugiados

Nesta edição, a seleção destina uma vaga em cada graduação para refugiados domiciliados no Rio de Janeiro. A regra é válida para cursos com mais de uma vaga de ampla concorrência e segue a determinação da Lei Estadual nº 9.668/2022. Serão contempladas pessoas que saíram de seu país de origem em virtude de crise humanitária ou grave violação de direitos humanos.

Para o diretor do Dsea, Gustavo Bernardo Krause, a novidade é o ponto de destaque neste Vestibular. “A vaga para refugiados atende a uma lei da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que autoriza a Uerj a oferecer vagas remanescentes para esse público. Isso representa um acolhimento importante da Universidade e do país a esse grupo de pessoas”.

Sistema de Cotas

Os candidatos com renda per capita mensal familiar bruta igual ou inferior a R$ 1.980,00 podem concorrer ao sistema de cotas estabelecido pela Lei Estadual 8.121/2018. São 20% das vagas para negros, indígenas e quilombolas; 20% para estudantes que completaram o ensino médio na rede pública de ensino; e 5% para pessoas com deficiência, e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. Toda a documentação comprobatória exigida pode ser consultada no Anexo II do edital.

As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail cotas@dsea.uerj.br. Até o dia 10 de maio, haverá também atendimento pelo telefone, em dias úteis das 10h às 16h. Os números são 2334-0003, 2334-0004, 2334-0020 e 2334-1106.

Fonte: Portal UERJ

Vestibular Estadual Uerj 2024

Os livros de literatura do Vestibular Estadual 2024 da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foram definidos por meio de votação. Encerrada a Enquete na Revista do Vestibular, com cerca de 30 mil votos, a Uerj informa que os livros indicados são os seguintes:

  • para o 1º Exame de Qualificação, “O meu amigo pintor”, de Lygia Bojunga;
  • para o 2º Exame de Qualificação, “Anos de chumbo”, de Chico Buarque;
  • para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, no Exame Discursivo, “Coração, cabeça e estômago”, de Camilo Castelo Branco;
  • para a prova de Redação, no Exame Discursivo, “O menino do pijama listrado”, de John Boyne.

O Vestibular Estadual 2024, para ingresso nos cursos de graduação, retomará o modelo anterior à pandemia. Depois de três anos de adoção de um exame único, o processo seletivo voltará a ter dois exames de qualificação e um exame discursivo.

Vestibular 2024 da Uerj

As datas já foram definidas: as provas da primeira etapa serão realizadas nos dias 4 de junho e 3 de setembro de 2023, englobando questões objetivas de todas as disciplinas. Os estudantes podem optar por fazer apenas uma ou as duas provas, sendo considerada a maior pontuação.

Já a segunda etapa ocorrerá no dia 3 de dezembro, para os aprovados em pelo menos um dos exames de qualificação. O exame discursivo consistirá em redação, para todos os candidatos, e duas provas de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido.

De acordo com o diretor do Dsea, Gustavo Bernardo Krause, esse modelo permite selecionar de forma mais precisa os candidatos, favorecendo em especial os que tenham se preparado melhor. “A primeira vantagem dos dois exames de qualificação é que o candidato tem duas chances alcançar um bom conceito. A segunda é que os dois exames funcionam como uma excelente orientação de estudo durante o ano do vestibular, em condições reais de concursos”, afirma. “O exame discursivo, por sua vez, não apenas aprofunda os conteúdos das principais disciplinas do curso pretendido pelo candidato, como também permite avaliar o seu pensamento e a sua expressão escrita para além da prova de redação”, complementa.

Isenção da taxa

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro publicou o edital que define as normas do processo de isenção da taxa de inscrição dos Exames de Qualificação do Vestibular Estadual 2024 para os candidatos aos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Clique aqui para ver o Edital de Isenção (formato PDF).

O período de solicitação de isenção vai de 15 a 17/03/2023.

Mais informações: www.vestibular.uerj.br

Fonte: Portal UERJ

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS