Vai prestar vestibular de engenharia? Separamos alguns que estão com as inscrições abertas ou que irão oferecer o curso:

Vestibular de Engenharia

Recomendados: 

Encontre bolsas de estudo para o curso de Engenharia! Clique aqui

Engenharia – Saiba mais sobre a Profissão

A escolha pelo curso não é fácil. São diversas habilitações, especialidades e campos distintos de atuação. Mas qual fazer? Relacionamos abaixo uma lista com as 16 graduações, com a descrição de cada uma.

Saiba mais sobre os diferentes cursos de Engenharia no Guia de Profissões do sejabixo!:

Vai prestar Vestibular de Engenharia? Veja dicas para escolher uma faculdade:

1. Conheça a história da Faculdade/Curso

Primeiramente, você deve pesquisar quais instituições possuem o(s) curso(s) que você deseja fazer. Depois de feita essa pesquisa, você deve atentar para a sua trajetória. Se é tradicional no curso que você deseja, se possui boas referências no mercado de trabalho, entre outros fatores.

2. Verifique a avaliação do curso

Verifique se o curso que você escolheu é autorizado e reconhecido pelo MEC e qual a nota que ele possui.

3. Faça uma visita à faculdade

Muitas instituições oferecem um dia de visitação guiada para que os vestibulandos conheçam as instalações e um pouco mais dos cursos oferecidos. Se não puder ir ao campus, uma alternativa é acessar ao site da faculdade ou acompanhá-la nas redes sociais.

4. Conheça o corpo docente

As instituições, normalmente, contam com professores qualificados no mercado de trabalho e com boa formação acadêmica. Caso você tenha acesso, é sempre bom saber dos professores que ministrarão aulas no seu curso para conferir suas qualificações profissionais.

5. Conheça os alunos

Algumas vezes você conhece algum aluno daquela instituição de ensino na qual quer ingressar. Pergunte a ele os pontos fortes e fracos do curso e até da faculdade em si.

6. Saiba quanto vai investir

A preocupação com os custos da faculdade não é só pertinente aos pais e/ou responsáveis, existem muitos alunos que pagam sua própria faculdade e por isso, é também bom saber a respeito de bolsas de estudo ou facilidades no financiamento.

7. Conheça a infraestrutura do campus

Procure conhecer as salas em que você terá aula, os laboratórios para atividades práticas, os materiais fornecidos para uso durante as aulas e a disponibilidade de equipamentos para os alunos, e, inclusive, a biblioteca (que será sua grande companheira durante o curso).

8. Localize-se

Pode até parecer desnecessário, mas estudar em um local com fácil acesso, seja por transporte público ou carro é bastante importante. O fato de você estudar longe de um ponto de ônibus ou de um metrô não é tão atrativo quanto aqueles locais que possuem. Os fatores distância e dificuldade de acesso acabam tornando-se prejudiciais e tornando a ida a faculdade desgastante.

9. Saiba se a faculdade possui algum tipo de atividade extra

Algumas faculdades possibilitam ao aluno a chance de fazer estágio na instituição, oferecem cursos extensivos, palestras, trabalho voluntário, entre outros. Ao longo do tempo, muitas dessas atividades farão diferença na hora de conseguir um estágio ou até mesmo um emprego.

10. Saiba o que a faculdade oferece além do básico

Além dos cursos, palestras etc, citados anteriormente, existem faculdades que oferecem cursos de idiomas, teatro, música, além de apoio ao esporte, através das famosas atléticas e possibilidade de programas de intercâmbio; fatores esses que contam muito em processos de seleção futuros.

Teste Online

Engenharia combina com você?

Faça o teste online e descubra se suas características são compatíveis com o perfil de um engenheiro

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS