Vestibular UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Vagas remanescentes do Vestibular UFSC 2023

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo especial destinado a preencher 490 vagas remanescentes do Vestibular 2023. As vagas estão distribuídas em 30 cursos de graduação ofertados nos cinco campi da instituição.

As inscrições, no valor de R$ 100,00, estarão disponíveis pelo site www.remanescentes2023.ufsc.br até 9 de maio. Os candidatos de baixa renda que quiserem pedir isenção da taxa poderão fazer a solicitação até 28 de abril, de acordo com as regras disponibilizadas no edital.

As provas serão realizadas em 18 de junho, das 14h às 19h, e o candidato poderá optar por realizá-las nos municípios de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Joinville ou Florianópolis.

No dia da prova, o candidato deverá apresentar o comprovante de vacinação de 2ª dose ou ciclo vacinal completo (primeira, segunda e dose de reforço) contra Covid. Caso o candidato não apresente esses comprovantes, deverá obrigatoriamente apresentar teste não reagente (negativo para Covid), com laudo nominal, realizado até 72 horas anteriores ao dia 18 de junho de 2023.

A Coperve disponibiliza o telefone do plantão (48) 3721-9951 e o email coperve@coperve.ufsc.br para esclarecer dúvidas dos candidatos.

Vestibular UFSC 2024

Os estudantes que pretendem se candidatar ao ingresso na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pelo Vestibular UFSC 2024 já podem acessar gratuitamente podcasts que abordam as obras de literatura indicadas no programa da disciplina de Literatura Brasileira. O acesso está disponível neste link. Além de conhecimentos relacionados à Literatura Brasileira e seus autores mais expressivos, a prova pretende verificar a leitura e a compreensão de seis obras.

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) ressalta que, embora disponibilize podcasts que abordam o conteúdo dessas obras, é imprescindível que o candidato faça a leitura delas na íntegra e conheça o contexto histórico, social, cultural e estético de cada uma.

As obras são as seguintes:

Úrsula (romance)
Autora: Maria Firmina dos Reis

Torto Arado (romance)
Autor: Itamar Vieira Júnior
Editora: Todavia

A alma encantadora das ruas (crônicas)
Autor: João do Rio
Disponível em http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204210/4101365/alma_encant_ruas.pdf

Velhos (contos)
Autor: Alê Motta
Editora: Reformatório

O ano em que meus pais saíram de férias (roteiro)
Autores: Cláudio Galperin, Cao Hamburguer, Bráulio Mantovani e Anna Muylaert
Disponível em: https://aplauso.imprensaoficial.com.br/edicoes/12.0.813.445/12.0.813.445.pdf

O mez da gripe (romance experimental)
Autor: Valêncio Xavier
Editora: Arte e Letra

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS