Vestibular UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

Vestibular UFSC

Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou a previsão de datas do Vestibular Unificado 2023, que selecionará estudantes para a UFSC e também para o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Data de lançamento do edital: 05/09/2022

Inscrição: de 12/09/2022 até 13/10/2022

Pagamento da taxa de inscrição: de 12/09/2022 até 14/10/2022

Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 12/09/2022 até 13/10/2022

Realização das Provas: Dias 10 e 11 de dezembro de 2022

As datas podem ser alteradas. Mais informações: https://vestibularunificado2023.ufsc.br/

Processo Seletivo Especial 2022

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) publicou o edital do Processo Seletivo Especial para preenchimento de vagas remanescentes do Vestibular 2022. São oferecidas 572 vagas em 28 cursos dos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville, para ingresso no segundo semestre letivo de 2022. As inscrições estarão abertas no período de 17 a 26 de maio de 2022. Poderão se inscrever todos os estudantes que concluíram ou estão em vias de concluir o Ensino Médio (curso de 2º Grau ou equivalente).

A inscrição será realizada somente via internet, no site www.remanescentes2022.ufsc.br. Os candidatos devem preencher o Requerimento de Inscrição e enviá-lo à Coperve até as 23h59 do dia 26 de maio. Após envio do requerimento, é aconselhável imprimir o Comprovante de Inscrição e gerar o boleto bancário, que poderá ser pago em qualquer agência bancária do País, em postos de atendimento ou via internet até o dia 27 de maio.

A taxa de inscrição é de R$ 75,00 para todos os cursos, mas os candidatos poderão solicitar isenção total do pagamento via CadÚnico (Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007) ou nos termos da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013, que garante isenção das taxas a alunos que cursaram todo o Ensino Médio em escola da rede pública (ou em escola privada com bolsa integral) e que possuam renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita. Os requerimentos de isenção devem ser encaminhados no período de 17 a 20 de maio.

A partir do dia 31 de maio, a Coperve divulgará a Confirmação de Inscrição Preliminar, no site www.remanescentes2022.ufsc.br, no link “Confirmação de Inscrição Preliminar”, para conferência de dados. No caso de informações erradas, a correção poderá ser feita até 2 de junho. A Confirmação de Inscrição Definitiva, contendo a indicação do local onde o candidato realizará as provas, será disponibilizada até o dia 22 de junho de 2022.

Os cursos e as quantidades de vagas oferecidas estão disponíveis no Anexo I do edital, enquanto o Anexo II traz as informações sobre as tabelas de pesos das disciplinas e os pontos de corte. Em todos os cursos ofertados haverá reserva de vagas (50%) para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, com recorte de renda e cotas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

Provas

As provas do processo seletivo especial serão realizadas em uma única etapa, no dia 10 de julho, das 14h às 19h. Os candidatos deverão elaborar uma redação e responder 40 questões (Língua Portuguesa – 6 questões; Língua estrangeira (inglês ou espanhol) – 4 questões; Matemática – 5 questões; Biologia – 5 questões; Ciências Humanas e Sociais – 10 questões, sendo 4 de História, 4 de Geografia, 1 de Sociologia e 1 de Filosofia; Física – 5 questões; Química – 5 questões).

As provas serão elaboradas com base nos conteúdos previstos nos programas das disciplinas, disponíveis no site www.remanescentes2022.ufsc.br desde o dia 7 de abril. No momento da inscrição, o candidato deverá informar o local em que fará a prova, podendo escolher entre as cidades de Florianópolis e municípios da grande Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos ou Joinville.

Para acessar os locais de realização das provas e durante todo o período em que permanecer nestes ambientes, o candidato deverá utilizar máscara facial, sendo indicado o modelo N95 ou similar. Todos deverão apresentar também no dia da prova o comprovante de vacinação contendo informação de segunda dose ou ciclo vacinal completo. Os candidatos não vacinados somente poderão participar do concurso se apresentarem teste com resultado negativo para a covid realizado com até 72 horas antes do dia 10 de julho. O consumo de alimentos será proibido, mas os estudantes poderão levar uma garrafa de água de material transparente.

Todos os candidatos inscritos devem tomar conhecimento do edital e acompanhar atentamente o site do concurso (www.remanescentes2022.ufsc.br), pois a Coperve divulgará por este canal editais, normas complementares e avisos oficiais sobre o Processo Seletivo Especial/Vagas Remanescentes.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS