Vestibular UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Processo Seletivo Adicional da UFRGS

Seguem abertas, até dia 8 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo Adicional 2022/2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizado de forma complementar para as vagas não ocupadas no Concurso Vestibular 2022, aplicado em fevereiro.

São oferecidas 560 vagas em 24 opções de cursos, e os interessados em concorrer devem usar notas já obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2018 a 2021 ou no próprio Vestibular nas edições 2018, 2019, 2020 e 2022.

Para o Enem, são necessários os escores mínimos de 450 em cada uma das provas objetivas e 500 na redação; para o Vestibular, é preciso que o participante não tenha sido eliminado do concurso.

Inscrições serão realizadas pelo site da Coperse

Como funciona

O candidato efetiva a inscrição, e a UFRGS realiza a consulta às notas obtidas nos dois processos (Enem e Vestibular) nos anos indicados. Não é o candidato que escolhe a nota para concorrer, mas os resultados dos processos serão ponderados para o curso pretendido, permanecendo apenas a melhor nota após o cálculo do índice de concorrência do candidato, ou seja, não é uma média entre todas as notas, mas será feita a utilização do melhor desempenho, não sendo possível mesclar notas entre concursos ou anos distintos. O Processo Seletivo Adicional se limita a resultados anteriores, não haverá aplicação de prova.

A publicação da densidade de inscritos está prevista para o dia 12 de agosto. A lista preliminar de classificados será divulgada em 16 de agosto, e a lista final sai no dia 25 de agosto. O semestre de graduação de 2022/2 inicia em 17 de novembro. Mais informações estão no Manual do Candidato, também disponível no site da Coperse.

Vestibular UFRGS 2023

As datas ainda não foram definidas.

Leituras Obrigatórias

Para o Concurso Vestibular 2023, será exigida a leitura prévia e completa das seguintes obras:

1 – ARISTÓFANES

Lisístrata

2 – MACHADO DE ASSIS

Várias histórias

3 – JÚLIA LOPES DE ALMEIDA

A falência

4 – SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Coral e outros poemas

5 – ISABELA FIGUEIREDO

Caderno de memórias coloniais

6 – CHICO BUARQUE

Construção (álbum)

7 – CONCEIÇÃO EVARISTO

Ponciá Vicêncio

8 – AMÍLCAR BETTEGA

Deixa o quarto como está

9 – ADÉLIA PRADO

Bagagem

10 – GRACILIANO RAMOS

São Bernardo

11 – LYGIA FAGUNDES TELLES

As Meninas

12 – MARCELO RUBENS PAIVA

Feliz Ano Velho

Mais informações: http://www.ufrgs.br/coperse

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS