Ufam

Vestibular UFAM – Universidade Federal do Amazonas

Processo Seletivo Contínuo UFAM 2017 – PSC UFAM 2017

A Universidade Federal do Amazonas divulga a abertura do período de inscrições para o Processo Seletivo Contínuo (PSC 2017) entre os dias 1º e 25 de agosto de 2016 (prazo prorrogado). O PSC UFAM é realizado em três etapas para os estudantes do Ensino Médio do Estado do Amazonas.

Primeira etapa – Os alunos que estão cursando o primeiro ano concorrem à primeira etapa. Esses candidatos devem estar cientes de que, quando eles estiverem aptos a escolher o curso deste processo seletivo seriado, poderão eleger somente as graduações cuja oferta de vagas é para uma das 15 unidades acadêmicas da capital.

A partir de 2019, o PSC contemplará apenas as vagas ofertadas nos cursos das Unidades Acadêmicas de Manaus, enquanto as vagas ofertadas nos cursos das Unidades do Interior do Estado serão preenchidas por meio do Processo Seletivo para o Interior (PSI). Isto é, o ENEM e o PSI serão as únicas formas de ingresso em cursos fora da sede. Leia o Edital da 1ª Etapa.

Sem mudanças – Na segunda etapa, concorrem os alunos que estão cursando o segundo ano do Ensino Médio. E, finalmente, na terceira, os concluintes em 2016. Para esses dois grupos, as regras do PSC continuam as mesmas. Ou seja, eles podem concorrer tanto às vagas ofertadas nos 80 cursos em Manaus ou àquelas destinadas aos 34 cursos do interior. Leia o Edital da 2ª Etapa.

Vagas para 2017 – Os candidatos da terceira etapa concorrerão a 2.735 vagas para o ano letivo de 2017, das quais 1.910 são destinadas aos cursos ofertados em Manaus e 825 aos cursos ofertados nos Institutos fora da sede. Leia o Edital da 3ª Etapa.

A pontuação final no PSC é a somatória dos pontos obtidos em cada uma das três fases do concurso. Além disso, a escolha do curso pretendido é permitida apenas para os concluintes.

Inscrições – As inscrições estão abertas de 1º a 22 de agosto de 2016, na página da Comissão Permanente de Concursos da Ufam (www.comvest.ufam.edu.br).

O candidato deverá pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais), a ser recolhida por meio de boleto bancário pago exclusivamente nas Agências do Banco do Brasil.

Provas – Este ano, da mesma forma que nos anos anteriores, as provas da 2ª e da 3ª etapas do PSC serão aplicadas em Manaus e nos 61 municípios do interior do Estado.

Já as provas da 1ª etapa serão aplicadas apenas em Manaus, Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins, mas apenas para concorrer a cursos da capital.