Vestibular UEM – Universidade Estadual de Maringá

Vestibular UEM 

Para quem pensa em concorrer a uma vaga em uma universidade pública, reserve a data de 16 agosto. É quando a Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre o prazo de inscrição para as edições 2022 do concurso Vestibular e do Processo de Avaliação Seriada (PAS-UEM). Nos dois processos seletivos os candidatos terão até 21 de setembro para fazer as inscrições, lembrando que há vagas abertas para mais de 70 cursos de graduação.

Vestibular UEM 2022

As inscrições para este concurso podem ser efetivadas pela internet, no site ou pelo APP Vestibular UEM, a partir do dia 16 de agosto. O aplicativo está disponível em versão para os sistemas Android e iOS.

Ao preencher a ficha lembre-se de fazer a opção pelo curso, turno e câmpus que pretende frequentar. Além de Maringá, a UEM oferece graduações em cinco câmpus regionais.

As provas do Vestibular 2022 serão aplicadas em 12 de fevereiro do próximo ano, das 13h50 às 19h. O candidato poderá escolher onde quer realizar a prova entre as cidades de Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

Taxa de inscrição

A inscrição será homologada após a quitação da taxa de R$ 167, que poderá ser paga até 23 de setembro. A UEM oferece isenção desta taxa para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que sejam integrantes de família de baixa renda, com ganhos de até meio salário mínimo por pessoa.

Atenção porque os pedidos de isenção têm prazo para serem protocolados: de 16 a 24 de agosto. Os procedimentos para solicitação, assim como o calendário e as normas que regulamentam todo o processo, serão publicadas nos próximos dias, em edital específico da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).

Sistemas de Cotas

A UEM adota três modalidades de cotas e a opção por qualquer uma delas deve ser feita já no ato de inscrição. Pelas cotas socias são destinadas 20% das vagas a candidatos que cursaram os ensinos fundamental e o médio em escolas da rede pública ou que possuam registro no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), além disso não podem ser portadores de diploma de curso superior.

Há ainda o sistema de cotas para negros com a reserva de 20% das vagas, divididas em duas categorias: 3/4 para candidatos negros (pretos e pardos) que atendam aos critérios das Cotas Sociais e 1/4 dessas vagas independentemente de questões sociais.

E, por último, há a destinação de 5% das vagas para pessoas com deficiência, que deve ser comprovada por meio de laudos caracterizadores, emitidos por profissional de saúde de nível superior, com conhecimento na área da deficiência declarada.

Processo de Avaliação Seriada UEM (PAS)

O sistema de cotas para pessoas com deficiência é aplicado também no Processo de Avaliação Seriada (PAS), com a reserva de 5% do total de 754 vagas destinadas para os candidatos que fazem a etapa 3 do concurso.

Lembrando que para participar do PAS, o estudante deve estar matriculado regularmente no ensino médio e realizar uma prova ao final de cada uma das séries. A pontuação acumulada nessas provas pode classificá-lo a uma vaga na universidade, mas é somente na última etapa que ele escolhe para qual curso, turno e câmpus irá concorrer.

Inscrições

Reforçando que as inscrições para esta edição do PAS serão realizadas pela internet, no site, ou pelo APP Vestibular UEM, no período de 16 de agosto a 21 de setembro. A taxa de inscrição, no valor R$ 84, poderá ser paga até 23 de setembro.

Assim como no Vestibular, a isenção da taxa poderá ser concedida aos candidatos que, cumulativamente, estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrem família de baixa renda, com ganhos de até meio salário mínimo por pessoa.

O prazo para solicitação vai de 16 a 24 de agosto. Fique atento à publicação do edital específico com os procedimentos, o calendário e as normas que regulamentam o processo de isenção. Ele estará disponível nos próximos dias no site.

Aplicação da prova

A prova do PAS 2022 será aplicada no dia 4 de dezembro, das 13h50 às 19h, em onze cidades do Paraná. São elas: Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paranavaí e Umuarama.

Resultado

A CVU divulgará a lista dos aprovados no Vestibular e no PAS 2022 no dia 23 de março do próximo ano, às 10h, no endereço eletrônico.

Para outras informações, entre em contato com a CVU pelo fone: 44 3011-4450 ou pelos endereços eletrônicos. Consulte também os editais que regulamentam os dois concursos. para abrir o edital do Vestibular para abrir o edital do PAS.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastra-se!

RECOMENDAMOS