Vestibular PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vestibular PUC-SP 2021

Foram prorrogadas, até 23/11, as inscrições para o Vestibular de Verão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que em 2021 terá três cursos novos: Engenharia de Sistemas Ciber-Físicos, Dupla Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Inglesa e Estudos da Linguagem (bacharelado).

Clique aqui para fazer sua inscrição.

A prova, marcada para o dia 6/12, será realizada totalmente online, em razão da necessidade de manter o distanciamento social, tendo sido adaptada ao contexto digital. A avaliação terá duração mais curta, de três horas, além de trazer pela primeira vez um conjunto de questões relacionadas a Atualidades. “Nosso objetivo é avaliar a condição que os estudantes têm de mobilizar informações e conhecimentos factuais para embasar sua interpretação de temas e fatos socialmente relevantes, relacionados à “vida real”, o que equivale a dizer: problemas que existem fora do contexto escolar ou laboratorial”, afirma a pró-reitora de Graduação, professora Alexandra Geraldini. Ao todo, a Universidade oferece vagas em 38 graduações.

Pioneiro no Brasil, o curso de Engenharia de Sistemas Ciber Físicos (bacharelado) é uma das novidades para o primeiro semestre do próximo ano. Por meio das tecnologias, que permitem a fusão dos mundos físico, digital e biológico, e proporcionam a convergência das áreas de Controle, Computação e Comunicação (3C), esses sistemas são utilizados em processos de produção, por exemplo, na chamada indústria 4.0 ou na agricultura 4.0. São ferramentas valiosas em muitos outros campos de aplicação; integrados em uma rede inteligente, podem controlar uma rede de energia do amanhã ou controlar o tráfego para torná-lo mais seguro e reduzir as emissões de dióxido de carbono. Ao todo, serão oferecidas 25 vagas no turno matutino do campus Consolação.

Outra graduação disponível a partir do próximo ano será Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa (Licenciatura), que busca responder à necessidade de se repensar a formação do professor de Línguas para atuar em uma sociedade interconectada, caracterizada pela onipresença da informação abundante em que habilidades de seleção, identificação das informações e seu uso apropriado serão habilidades determinantes de sua inserção pessoal e profissional, em um ambiente em que novas práticas culturais ( inclusive de leitura, escrita e comunicação de forma mais ampla) se configuram e se ampliam continuamente. No Vestibular de Verão, serão oferecidas 25 vagas para o período matutino do campus Monte Alegre.

Estudos da Linguagem (Bacharelado) é mais uma novidade pioneira do processo seletivo da PUC-SP. O curso, que adota o uso de metodologias ativas de ensino, visa formar profissionais capazes de atuar em diferentes campos em que problemas de linguagem precisem ser abordados como forma de melhorar os resultados ou mesmo de garantir a realização dos objetivos visados.

A taxa de inscrição do Vestibular de Verão 2021 da PUC-SP é de 140 reais. A primeira chamada será divulgada no dia 16/12.

Todas as informações estão disponíveis no site www.pucsp.br.