UFPR

Vestibular UFPR – Universidade Federal do Paraná

Vestibular UFPR 2018

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou o edital do processo seletivo 2017/2018, com todas as normas que regem o ingresso em cursos de graduação em 2018 por meio do vestibular.

Clique aqui para ver o edital.

Entre as novidades programadas estão a realização das bancas de validação de autodeclaração (para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência) antes da primeira fase do vestibular e a adoção de um fator único, válido para todos os cursos, para determinar o número de convocados para a segunda fase.

Calendário do Vestibular UFPR 2017/2018

As inscrições para o processo seletivo serão feitas apenas pela internet, no período de 16 de agosto até as 23 horas do dia 14 de setembro, podendo o pagamento da taxa de inscrição ser efetivado até as 23h59min do dia 15 de setembro.

A taxa de inscrição é de R$ 120,00 para os candidatos que concorrerão às vagas e R$ 119,00 para os treineiros. Os candidatos que comprovarem não ter condição financeira de arcar com o valor podem pedir isenção do pagamento.

As provas da primeira fase do vestibular serão aplicadas no dia 29 de outubro. A segunda fase ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro – no dia 26, haverá a prova de Compreensão e Produção de Texto e no dia 27, a dos cursos com Provas Específicas e de Habilidade Específica.

Este ano a UFPR ofertará via vestibular 5524 vagas, divididas em 119 cursos de graduação. São 4734 vagas para o primeiro semestre e 790 para o segundo.

Como já ocorre desde o processo seletivo 2015/2016, a universidade destinará 50% das vagas para candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, conforme prevê a Lei das Cotas (Lei 12.711/12). Metade desses 50% é destinada a candidatos com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo por mês – que podem concorrer ainda pelas subcotas específicas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. A outra metade é destinada a pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, independentemente da renda familiar.

As únicas alterações no quadro de vagas em relação ao vestibular anterior referem-se a cursos ofertados no Litoral. No Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná, os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Civil terão o número de vagas para o vestibular reduzidas de 40 para 32 cada em cada curso. Em Matinhos, o Setor Litoral vai suspender temporariamente a oferta de vagas no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. A previsão é retomar a oferta no vestibular seguinte, após uma reforma curricular que modernizará o curso. Outra mudança, também no Setor Litoral, é o adiamento do início das aulas do curso de Licenciatura em Educação do Campo do primeiro para o segundo semestre.

Para mais informações o candidato deve acompanhar o site do Núcleo de Concursos: www.nc.ufpr.br.

UFPR divulga lista de livros para o Vestibular 2017/2018

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou a relação dos livros de Literatura, de Filosofia e de Sociologia que serão objeto de questões nas provas do Processo Seletivo 2017-2018.

São oito obras de Literatura:

1) Sermão de Santo Antônio [aos peixes] – Antônio Vieira

2) Últimos Cantos – Gonçalves Dias

3) Várias Histórias – Machado de Assis

4) Clara dos Anjos – Lima Barreto

5) Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade

6) Lavoura Arcaica – Raduan Nassar

7) Eles Não Usam Black-Tie – Gianfrancesco Guarnieri

8) A Última Quimera – Ana Miranda

Veja a lista no portal do Núcleo de Concursos: http://www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2018/literatura.htm

São nove as obras de Sociologia:

1) Os ANTUNES, Ricardo. Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009.

2) BENJAMIN, Walter. A obra de arte da era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 165-196.

3) GIDDENS, ANTONY. As consequências da modernidade. São Paulo: EdUNESP, 1991.

4) GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1988;

5) GOHN, Maria da Gloria. Sociologia dos movimentos sociais: questões da nossa época, Vol.47. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

6) QUINTANEIRO, Tânia; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardenia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Edufmg, 2003.

7) SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Cia das Letras, 2011.

8) STEPAN Nacy Leys. Raça e gênero: o papel da analogia na ciência. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 72 – 96.

9) WACQUANT, L. As prisões da miséria. São Paulo: Jorge Zahar, 2001.

A lista está disponível no portal do NC: http://www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2018/sociologia.htm

As obras indicadas para a Filosofia são três:

1) HUME, David. “Da liberdade e necessidade. Uma investigação sobre o entendimento humano”, seção 8. Trad. José Oscar de Almeida Marques. In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Orgs). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 376-397.

2) KANT, Immanuel. “Resposta à questão: O que é esclarecimento?”. Trad. Vinicius de Figueiredo. In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (Orgs). Antologia de Textos Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 406-415.

3) PLATÃO. “Apologia de Sócrates”. Trad. André Malta. Porto Alegre – RS, Editora L&PM, 2013. p. 63-110.

A lista dos livros: http://www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2018/filosofia.htm



ÚLTIMAS DOS VESTIBULARES