Vestibular Unicamp 2020

Vestibular Unicamp 2020

Quer estudar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)? Veja abaixo o Calendário do Vestibular Unicamp 2020 e das demais formas de ingresso.

Vestibular Unicamp 2020

Inscrições

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2020 terão início dia 1º de agosto e deverão ser feitas até dia 6 de setembro. O valor da taxa de inscrição é de 170 reais.

Provas

A primeira fase será realizada no dia 17 de novembro e a segunda fase acontecerá nos dias 12 e 13 de janeiro de 2020.

Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro e outubro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 20 e 24 de janeiro de 2020.

Em reunião realizada no dia 2 de abril de 2019, na sede da Unesp, em São Paulo, os responsáveis pelos Vestibulares da USP, Unesp, Unicamp, Unifesp, ITA, PUC-SP e PUC-Campinas Mackenzie estabeleceram o calendário dos principais eventos dos seus respectivos vestibulares, para facultar a participação dos candidatos interessados em mais de um processo seletivo.

Pedidos de Isenção da taxa de inscrição

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) receberá, a partir de 15 de abril, os pedidos de isenção da taxa de inscrição que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2020 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2020.

Os pedidos deverão ser realizados até dia 6 de maio, exclusivamente pela internet, na página da Comvest (www.comvest.unicamp.br).

Uma novidade, a partir deste ano, é que a documentação comprobatória (descrita no Edital) deverá ser anexada no próprio formulário de inscrição e não mais enviada pelos Correios. Outra novidade é que candidatos de todo o país poderão solicitar a isenção e não apenas aqueles residentes no estado de São Paulo, como era até o ano passado.

As isenções da taxa de inscrição do Vestibular Unicamp são oferecidas em três modalidades:

1- para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio);

2- funcionários da Unicamp/Funcamp;

3- para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

Os pré-requisitos são: ter cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação (não se aplica à modalidade 3) e já ter concluído ou concluir em 2019 o ensino médio. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 24 de julho. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados. Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2020 e no Enem-Unicamp 2020. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.

Isenções no ano passado

No Vestibular Unicamp 2019, 7.673 candidatos que pediram a Isenção e preencheram os requisitos necessários para receber o benefício foram isentos de pagar a taxa de inscrição. A Comvest recebeu 8.978 pedidos.

Demais formas de ingresso

Além do vestibular tradicional, há outras formas de ingresso para os cursos de graduação da Unicamp, como a modalidade Enem-Unicamp, a modalidade Vagas Olímpicas e o Vestibular Indígena. Além disso, no Vestibular Unicamp e no Enem, há cotas para estudantes autodeclarados pretos e pardos. Os respectivos editais serão divulgados em breve pela Comvest e as datas de inscrições estão indicadas abaixo:

Vestibular Indígena

Inscrições: 2 a 30 de setembro de 2019

Enem-Unicamp

Inscrições: 15 de outubro a 14 de novembro de 2019

Vagas Olímpicas

Inscrições: 21 de novembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020