O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou as datas do Vestibular UFPR 2020/2021

Vestibular UFPR 2020/2021

Inscrições

As inscrições iniciam no dia 03 de novembro e vão até às 12h do dia 18 de dezembro e devem ser feitas exclusivamente por meio do site do NC (www.nc.ufpr.br).

O custo da taxa de inscrição é de R$ 155,00. O candidato que queira alterar a opção de curso, língua estrangeira ou a sua categoria de concorrência depois de ter efetivado sua inscrição poderá fazer até às 12h do dia 23 de dezembro, neste caso há uma taxa de R$ 35,00 (mais informações no edital). Também há essa opção até esta data para aqueles que queiram modificar a opção de cargo no Concurso Público da Polícia Militar do Estado do Paraná (ver abaixo).

Têm direito a isenção da taxa de inscrição os estudantes que comprovem não poder arcar com a taxa por meio da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – decreto nº 6.593, de 02/10/08. Neste caso o período para requerer o direito é de 3 a 13 de novembro.

VAGAS

A relação completa com as vagas disponíveis no processo seletivo, assim como outras informações e orientações, serão divulgadas no Guia do Candidato, que será lançado no início do período de inscrições.

PROVAS

A prova objetiva, da primeira fase do processo seletivo, acontece no dia 28 de fevereiro de 2021. A convocação para a segunda fase do vestibular está marcada para o dia 24 de março e as provas para os dias 18 (prova de compreensão e produção de textos – redação) e 19 de abril (provas específicas, de habilidades específicas, entre outras segundo as especificidades de alguns cursos). O programa das provas já está disponível no site do NC.

Sobre a UFPR

A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Envolta em uma história de lutas e conquistas desde 1912 (ver Histórico), a UFPR é referência no ensino superior para o Estado e para o Brasil.

Símbolo maior da intelectualidade paranaense, a Universidade demonstra sua importância e excelência através dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, que são norteados pelo princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.

A função social da universidade é valorizada justamente através desse tripé, pois todo ensino, pesquisa e atividade de extensão deve devolver a esta comunidade, em forma de conhecimento, tecnologia e cultura, os recursos públicos que a permitem existir enquanto Instituição Federal de Ensino Superior.

Além dos campi em Curitiba, a UFPR está presente no interior e no litoral do estado, tendo papel ativo no desenvolvimento sócio-econômico e na qualidade de vida do paranaense, por meio do acesso à educação superior e das atividades desempenhadas pela comunidade acadêmica em prol da sociedade do Paraná e do Brasil.