Vestibular UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

Ingresso na UFMG 

A UFMG dispõe de várias formas de ingresso em seus cursos de graduação, destinados a candidatos brasileiros e estrangeiros. Para a maioria dos processos, a Instituição atende a Lei 12.711/2012, que estabelece as regras sobre a reserva de vagas em instituições federais de ensino público.

Para cursos de graduação na modalidade a distância, a instituição oferece vagas para  bacharelado e licenciatura. As informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site do Centro de Apoio à Educação a Distância.

Para a modalidade presencial, que constitui a maioria dos cursos ofertados pela UFMG, há diversas formas de ingresso. Conheça as regras e especificidades de cada uma delas:

Vestibular UFMG

Diversos cursos presenciais de graduação da UFMG utilizam o Concurso Vestibular  – Habilidades como etapa de processo seletivo para suas vagas. Para participar, o candidato deve realizar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e se inscrever no processo da UFMG. O Vestibular de Habilidades é aplicado para candidatos a vagas nos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança, Design de Moda, Música Bacharelado, Música Licenciatura e Teatro.

Para os cursos de Formação Intercultural para Educadores Indígenas e de Licenciatura em Educação do Campo, são realizados processos seletivos específicos. Quanto aos demais cursos da UFMG, a seleção ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Os editais e demais informações dos exames podem ser obtidos junto à Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG.

Copeve
Telefones: (31) 3409-4408 / 3409-4409
Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 – Unidade Administrativa III
Campus Pampulha – Belo Horizonte – MG
CEP 31270-901

SISU – Sistema de Seleção Unificada

Principal forma de admissão aos cursos de graduação da UFMG, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é aberto a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou estudos equivalentes e prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde 2014, o concurso Vestibular, tradicionalmente feito pela UFMG, foi substituído, em grande parte, pelo Enem e pelo Sisu. A exceção é para os cursos que exigem habilidades específicas, que contam com prova própria (veja no item Vestibular nesta página). As informações sobre o processo seletivo via Sisu podem ser obtidas no site do Sisu UFMG.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS