Vestibular Facamp – Faculdades de Campinas – A FACAMP (Faculdades de Campinas) reabriu as inscrições para o seu Vestibular 2021, para preenchimento de vagas remanescentes. A iniciativa tem por objetivo dar oportunidade aos estudantes que não se candidataram ou não foram aprovados em certames que já foram encerrados ou que estão esperando pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas provas estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro. A FACAMP oferece oito cursos de graduação, todos em período integral.

Vestibular FACAMP 2021

As inscrições para o Vestibular 2021 poderão ser feitas até 8 de fevereiro, de forma online, neste link: https://www.vestibularfacamp.com.br/. O valor da taxa é de R? 70 e o pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou boleto bancário. A avaliação será composta por duas etapas. A primeira etapa, que pretende avaliar a trajetória escolar e o potencial pessoal do candidato, compreende o envio, via internet, até o dia 9 de fevereiro, do histórico escolar e de um vídeo ou texto que destaquem as qualidades e aspirações do candidato. Este procedimento, com peso de 40% na nota, vem sendo adotado pela instituição desde 2019.

A segunda etapa, agendada para 10 de fevereiro, consiste na realização de uma prova online que será dividida em duas partes: redação e avaliação de lógica elementar e conhecimentos gerais, com peso de 60% na nota. A prova terá duração de três horas – das 9h às 12h. De acordo com o diretor Acadêmico da FACAMP, professor Rodrigo Sabbatini, este modelo, que está em sintonia com o que é praticado por algumas das melhores universidades do mundo, Harvard entre elas, possibilita uma avaliação mais precisa das competências e habilidades dos estudantes.

O objetivo, afirma o docente, não é medir a aptidão do candidato para memorizar datas ou fórmulas, mas sim a capacidade que cada estudante tem para desenvolver o raciocínio abstrato e o pensamento crítico em torno dos problemas contemporâneos. A divulgação da lista de aprovadas no Vestibular 2021 será feita no dia 17 de fevereiro e a matrícula será realizada entre os dias 19 e 23 do mesmo mês.

A FACAMP oferece os seguintes cursos de graduação: Administração (4 anos), Direito (5 anos), Economia (4 anos), Engenharia de Computação (5 anos), Engenharia Mecânica (5 anos), Engenharia de Produção (5 anos), Propaganda e Marketing (4 anos) e Relações Internacionais (4 anos). Faça aqui o download do manual do candidato, que contém todas as orientações sobre o Vestibular 2021.

Aulas

Na FACAMP, o ano letivo terá início em 1º de março. O diretor Acadêmico explica que ainda não é possível saber se as atividades serão presenciais por causa a pandemia de Covid-19. “A instituição está preparada para receber os estudantes, mas isso obviamente vai depender da dinâmica da vacinação da população e das orientações das autoridades de saúde. Caso as aulas não possam ser presenciais em um primeiro momento, continuaremos usando o modelo de ensino remoto que adotamos em 2020, que apresentou excelentes resultados e foi aprovado tanto pelos estudantes quanto pelos professores”, adianta Sabbatini.

A expectativa da FACAMP, conforme o docente, é que até o final do primeiro semestre as atividades presenciais sejam retomadas, em condições de absoluta segurança. “A instituição está pronta para isso. O protocolo sanitário está definido e a nossa infraestrutura e projeto pedagógico, consagrados. Além disso, no retorno ao campus, nossos alunos encontrarão novidades, como o GameLab, um centro de pesquisa multidisciplinar recém-lançado, que tem foco em temas relacionados aos jogos digitais”, aponta o diretor Acadêmico.

RECOMENDAMOS