Especial vestibular de Tecnologia

Separamos alguns vestibulares que estão com as inscrições abertas ou que irão oferecer cursos na Área de Tecnologia:

RECOMENDAMOS

Encontre bolsas de estudo para cursos de Tecnologia! Clique aqui


Saiba mais sobre a Profissão

Saiba mais sobre os alguns cursos da área de tecnologia no Guia de Profissões do sejabixo!:

Vestibular de Tecnologia - Calendário do Vestibular

 

Qual a diferença entre os cursos de Engenharia de Computação e Sistema da Informação?

Gosto muito de informática e pretendo seguir carreira nesta área. Minha dúvida é qual curso seguir, por isso gostaria de uma ajuda: qual a diferença entre os cursos de Engenharia de Computação e Sistema da Informação? (André, 19 anos, São Caetano do Sul-SP)

André,

Os cursos na área de tecnologia oferecem grandes oportunidades no mercado de trabalho, uma vez que a informática ocupa papel de destaque no atual cenário socioeconômico mundial, presente em absolutamente todos os setores e atividades econômicas. Vale lembrar que os cursos superiores de computação preparam seus alunos para trabalhar com os princípios fundamentais da área, de forma que eles se tornem, prioritariamente, aptos a desenvolver e a implementar soluções, e não necessariamente a se especializar no uso delas.

O curso de Engenharia da Computação tem como objetivo capacitar o aluno para o desenvolvimento tecnológico da computação (hardware e software) visando atender as necessidades do mercado e da sociedade. Grossamente falando, é uma área que trabalha mais com hardware, o que a torna, até certo ponto, também semelhante a cursos como engenharia elétrica.

Já o curso de Sistemas de Informação visa capacitar seus alunos para atuar nas áreas de planejamento, análise, utilização e avaliação de Tecnologias da Informação aplicadas aos setores administrativos e industriais, em organizações públicas e privadas, deixando-os aptos para gerenciar a infraestrutura de TI das organizações e contribuir com competência no planejamento e na definição de suas estratégias, ou seja, o profissional desta área é mais focado em aplicar recursos de informática na solução de problemas das empresas do que desenvolvê-las.

Como você pode ver, apesar de estarem na mesma área, os dois cursos tem objetivo bastante distintos. Recomendamos que você conheça melhor a grade curricular e veja qual curso tem mais a ver com seu perfil.

Boa sorte!

Orientador Sejabixo!
www.sejabixo.com.br

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS