UFSC

Vestibular UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina

Vestibular UFSC 2018

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou o edital do Vestibular 2018. Foram apresentadas as alterações no concurso, as datas e a oferta de vagas e cursos nos cinco campi da instituição (Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Blumenau e Joinville).

O Vestibular UFSC 2018 irá oferecer 4.551 vagas e será realizado nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2017. As inscrições serão realizadas de 5 de setembro a 4 de outubro e custam R$ 125,00. O prazo para requerer isenção da taxa de inscrição vai de 5 a 25 de setembro.

Das 4551 vagas, 50% são destinadas a cotas e 22% destas a candidatos com deficiência (número estipulado de acordo com o número de deficientes em Santa Catarina pelo IBGE).

Entre as novidades estão a reserva de vagas para candidatos com deficiência, a substituição das provas de História e Geografia pela de Ciências Humanas e Sociais e alterações relativas aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação.

Alterações

As provas de História e Geografia serão substituídas pela prova de Ciências Humanas e Sociais com 20 questões, que abordarão as seguintes disciplinas: História (sete questões), Geografia (sete questões), Filosofia (duas questões), Sociologia (duas questões) e mais duas questões interdisciplinares envolvendo duas ou mais dessas áreas. As disciplinas de Filosofia e Sociologia são atualmente obrigatórias no Ensino Médio (conforme Lei n? 11684, de 2/6/2008, e mantidas pela recente reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415, de 16/2/2017), bem como fazem parte da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As demais provas, bem como a redação e as questões discursivas, permanecem inalteradas.

Pesos e notas mínimas

As alterações relativas aos pesos das disciplinas e às notas mínimas para aprovação (pontos de corte) afetam 57 cursos – 44 se mantiveram nos moldes antigos . As mudanças têm como objetivo valorizar as habilidades do candidato nas disciplinas que fornecem a base de conhecimento para o curso e estabelecer um nível razoável de conhecimento em cada área, considerando o necessário para que o aluno seja capaz de acompanhar as disciplinas que compõem a grade curricular do curso.

Medicina em Araranguá

O curso de Medicina de Araranguá ainda não entrou no edital deste ano, pois precisa de aprovação do Ministério da Educação e entrar em consenso com o programa Mais Médicos (confira nota abaixo). A expectativa é que seja aprovado nos próximos dois ou três meses, abrindo 60 vagas para o semestre 2018.2. Os moradores das microrregiões administrativas do Sul que concluíram o ensino médio nas escolas da região terão direito a 20% de acréscimo na nota do vestibular a título de bônus regional.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9200 ou na página da Coperve.


Recomendação - Vestibular FIAP



ÚLTIMAS DOS VESTIBULARES