Vestibular UFPA – Universidade Federal do Pará

Vestibular UFPA 

O prazo de inscrição no Processo Seletivo UFPA 2021 encerra-se às 17h do dia 5 de fevereiro de 2021 (sexta-feira). O Centro de Processos Seletivos (Ceps) da Universidade Federal do Pará (UFPA), orienta os(as) candidatos(as) a não deixarem para se inscrever na última hora.

Processo Seletivo UFPA 2021

“Nosso sistema está preparado para receber os(as) candidatos(as), mas quem deixa para a última hora sempre corre o risco de ter algum problema e não ter tempo de resolver”, reitera Sanclayton Moreira, diretor do Ceps. Estudantes que já participaram de outros processos seletivos, por exemplo, podem já ter uma senha cadastrada no sistema e precisam recuperá-la, entre outros casos que podem ser resolvidos com antecedência.

Isenção – Lembrando que os(as) candidatos(as) que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou na rede privada com bolsa integral podem pedir a isenção da taxa de inscrição. O Ceps vai analisar os pedidos e, a partir do dia 8 de fevereiro, divulgar o resultado para cada um(a) que solicitou o benefício, via sistema de inscrição.

Quem não tiver o pedido aceito e quiser concorrer às vagas do PS 2021 terá, então, até o dia 19 de fevereiro para fazer o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50 reais.

Mesmas regras – O Processo Seletivo 2021 da UFPA mantém a maioria das regras dos últimos concursos. O preenchimento das vagas utiliza como base os resultados obtidos pelos(as) candidatos(as) nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, em suas diferentes modalidades.

Os(As) estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas localizadas em um dos estados da Região Norte recebem bônus de 10% sobre o valor da nota obtida no Enem.

Não há alterações em relação ao Sistema de Cotas, observando o disposto nas Leis n. 12.711/2012 e n. 13.409/2016. Metade das vagas da Instituição segue reservada para os(as) egressos(as) da rede pública de ensino. Desse percentual, pelo menos 50% das vagas são destinadas a quem é oriundo de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e, dessas vagas, no mínimo 78% serão direcionadas para quem se autodeclara preto, pardo ou indígena. Ainda pelo Sistema de Cotas da UFPA, pelo menos 7,76% das vagas serão reservadas a quem é Pessoa com Deficiência (PcD). Além disso, PcD podem se candidatar a uma vaga extra, criada pela Universidade, em todas as ofertas de cursos.

Em quadros do edital, os(as) candidatos(as) podem conferir, com mais detalhes, os grupos de inscrição e os grupos de vagas aos quais concorrerão de acordo com o seu perfil. Assim, será possível perceber, de maneira clara, que um(a) mesmo(a) candidato(a) concorre, em muitas ocasiões, a vagas que pertencem a mais de um grupo de cota.

O que mudou? – Embora várias regras sejam as mesmas, há novidades no PS deste ano. A primeira novidade está ligada à pandemia de Covid-19. Em virtude das restrições para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus, os(as) candidatos(as) inscritos(as) para os cursos de Dança e Música não farão Exame de Habilidades. O Enem será, portanto, a única prova para todos(as) os(as) candidatos(as) ao PS 2021.

Outra novidade está prevista para o “pós-Listão”, mas ela já afeta a inscrição dos estudantes. A partir deste ano, quem deseja concorrer a vagas pelo Sistema de Cotas reservadas a pessoas negras (pretas e pardas) deverão se apresentar a uma Comissão de Heteroidentificação, que irá analisar se o fenótipo de cada candidato(a) confirma a autodeclaração. Saiba mais aqui.

Inscrição no PS2021 da UFPA

Até as 17h do dia 5 de fevereiro

Inscrições na página do CEPS.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação da UFPA

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS