Vestibular UFJF / PISM UFJF

UFJF

Vestibular UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora

Vestibular UFJF / PISM UFJF

Já está disponível o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de 2017 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ao todo, são oferecidas 1.189 vagas em 59 cursos no campus de Juiz de Fora e outras 250, em dez opções de graduação em Governador Valadares. Pela primeira vez, o edital será único, contemplando também o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição.

Apenas no terceiro módulo do Programa será necessária a indicação do curso escolhido pelo candidato. Para o resultado final da seleção, são consideradas as notas obtidas pelo candidato nos três módulos do Pism, que possuem pesos diferentes: o Módulo I tem peso 2, o Módulo II tem peso 3 e o Módulo III, peso 5. “Com o Pism é bem mais tranquilo entrar na UFJF. O candidato faz provas em três anos consecutivos, com conteúdos equivalentes a cada um dos anos do Ensino Médio, sendo que a ponderação dessas notas pode, então, garantir o sucesso de sua vaga na universidade”, afirma o coordenador geral de processos seletivos da Universidade, Tarcisio de Souza Lima.

As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de dezembro (domingo e segunda-feira, respectivamente), nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda. Candidatos que possuem necessidades de atendimento especial devem assinalar o item referente a essa demanda ao preencher o formulário de inscrição.

No terceiro módulo do Pism o candidato que zerar qualquer um dos conteúdos será excluído do processo.

Inscrições e pedido de isenção da taxa

As inscrições devem ser feitas, pela internet, do dia 8 de setembro até as 15h do dia 7 de novembro. Para participar do Pism, o candidato deverá inscrever-se no módulo correspondente ao ano que estiver concluindo no Ensino Médio. A inscrição só será deferida e efetivada após o pagamento do boleto bancário, que deve ser quitado até as 20h do dia 7 de novembro exclusivamente no Banco do Brasil. Não correntistas devem estar atentos ao horário de expediente bancário.

Para pedir isenção da taxa de inscrição – que é de R$110 – o candidato deverá acessar o site do Processo e preencher o formulário socioeconômico, do dia 8 de setembro até o dia 30 do mesmo mês.

Podem requerer a isenção alunos de escola pública que apresentarem nível de escolaridade compatível com o Módulo do Pism para o qual deseja se inscrever. Alunos que tiverem cursado algum ano do Ensino Médio em escola particular com bolsa integral e possuírem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio também não precisam pagar a taxa de inscrição. Orientações para estes casos estão previstas no edital.

O resultado do processo de isenção estará disponível, na internet, a partir das 15h do dia 7 de outubro. O candidato que tiver o pedido deferido precisa simplesmente verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição para a garantia de que a inscrição foi efetivada. Já os que tiverem o pedido indeferido precisam gerar a Guia de Recolhimento da União e efetuar o pagamento da taxa.

O comprovante definitivo de inscrição, prova do deferimento e efetivação da inscrição em quaisquer dos módulos, deve ser impresso a partir das 15h do dia 5 de dezembro de 2016 e até a véspera do início das provas (10 de dezembro de 2016).