Vestibular Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros

Vestibular Unimontes – PAES

O cronograma do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2020), da Universidade Estadual de Montes Claros, será interrompido temporariamente.

O adiamento do processo seletivo, até então previsto na 5ª retificação do edital 1/2020, é justificado diante da necessidade em se realizar o processo licitatório para contratar o responsável pela logística do PAES, conforme comunicado divulgado pela Reitoria, no dia 8 de fevereiro de 2021.

Além disso, considera-se a dificuldade diante da situação geral de pandemia do Novo Coronavírus, o que inviabilizou nos últimos meses as tentativas anteriores de contratação do responsável pela execução do Programa. A operacionalização do PAES/2020 depende desta licitação para que o cronograma seja definitivo.

Ou seja, a previsão de início das inscrições a partir do próximo dia 12 de fevereiro torna-se sem efeito, assim como o agendamento de aplicação das provas para 22 de maio. Mais adiante, será divulgado novo cronograma.

Ao mesmo tempo, a Unimontes esclarece que, embora seja atípica, esta é uma situação temporária e tranquiliza os estudantes, professores, pais, responsáveis e escolas quanto à garantia da realização integral do PAES/2020 ainda no primeiro semestre de 2021.

A necessidade de adiamento do cronograma é prioritária como medida preventiva para se evitar prorrogações sucessivas e determinar o cronograma definitivo para as inscrições, aplicação dos exames e divulgação do resultado final.

Efeito

Para a futura inscrição no prazo a ser estipulado após a licitação, o edital em curso (1/2020 – PAES/Unimontes) atenderá aos estudantes regularmente matriculados conforme a etapa correspondente à série cursada em 2020: 1º ano do Ensino Médio se inscreverá para a 1ª etapa; matriculado no 2º ano do Ensino Médio se inscreverá na 2ª etapa; e matriculado no 3º ano do Ensino Médio, realizará a 3ª etapa – na qual ocorre a concorrência direta pelas vagas.

No caso dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, que pretende realizar etapas simultâneas, ele deverá se inscrever nas 1ª e 2ª etapas – conforme previsto em edital. Quem está ingressando no Ensino Médio em 2021, não será possível se inscrever para este edital.

O Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), teve o cronograma retificado e, desta forma, haverá nova data para realização das provas, assim como novo prazo para as inscrições em suas três etapas.

Vagas

O PAES oferece 720 vagas em 63 opções de cursos/habilitações pelo sistema universal e no sistema de reserva de vagas (categorias: 1) egressos de escolas públicas de baixa renda, 2) negros egressos de escolas públicas; 3) indígenas – igualmente de baixa renda, e 4) pessoas com deficiências.

São 478 vagas para o campus-sede em Montes Claros e outras 242 nos campi da Unimontes em Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Salinas e São Francisco, no Norte de Minas; Almenara, no Vale do Jequitinhonha; Paracatu e Unaí, no Noroeste de Minas.

Concorrem às vagas os candidatos inscritos na terceira etapa e, nesta edição, a novidade está na maior quantidade de questões concentradas pela área de interesse do candidato – conforme a escolha de curso.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS